terça-feira, 20 de novembro de 2007

19 de Novembro - A visão de Deus.

- “A obra da Igreja transpõe a interpretação que fazemos da necessidade do mundo perdido. Vemos com olhos de homens. Apenas conhecendo Deus mais de perto vamos entender a que obra devemos nos dedicar.” Herastus, século XV.

- “A igreja não será a Igreja enquanto não perceber que existe para aqueles que ainda não são parte dela”. Danilo Garcia.


Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Ezequiel 37.3

Se essa pergunta nos fosse feita hoje, pelo menos 5 grupos seriam encontrados:

- racionalistas – onde tudo é planejado com esforço e a missão da igreja pode ser concluída pela limitada habilidade humana.

“É claro Senhor. Entretanto será necessária uma grande mobilização denominacional, investimentos na mídia, incluindo radio, TV, uma página na Internet, além de influenciarmos toda a massa social através de formadores de opinião”

- burocráticos – qualquer mudança é questionável, e a missão da igreja não pode transpor a barreira da tradição.

“É lógico, Senhor. Porém vamos primeiro vamos realizar um simpósio a fim de repensar o efeito da ressurreição desses ossos na igreja atual. E após esse evento, seria bom também convidarmos dois historiadores, três teólogos, e cinco missiólogos que possam monitorar a publicação de um tratado com as conclusões teóricas a respeito dessa possibilidade e, após um tempo de reflexão, analisarmos os prós e os contras dessa hipotética ressurreição dos ossos”.

- temerosos – grandes mudanças não necessárias e a missão da igreja é comumente relegada ao que é possível realizar sem grandes mudanças estruturais.

“Sim, Senhor, é possível ressurgirem. Entretanto tomemos as devidas precauções para que a igreja entenda que esse será um milagre único, e que fique registrado em ata que a repetição desse fenômeno não será aceita”.

- inovadores – começam onde Deus começa, mas não param quando Deus pára. A missão da igreja sofre pelos extremismos e inconstância de grupos que pressupõem que o novo é sempre o melhor.

“Sim, Senhor! E vamos fazer não apenas estes, mas todos os ossos do mundo ressurgirem para mostras aos crentes mornos do que o poder de Deus é capaz.Quem sabe poderíamos criar um ministério intereclesiástico de ressurreição de ossos!”

- sem-visão – a igreja não passa do pequeno mundo que conseguem ver a partir de suas necessidades pessoais e pontuais.

“Sim, Senhor, poderiam ressurgir. Contudo, com tantas pessoas vivas precisando de cuidado, não cremos que ossos devam ter prioridade no teu reino”.

O importante para Deus nesse diálogo com Ezequiel não era o vale, mas sobre a possibilidade, que humanamente é absurda de ver o impossível acontecer.
A missão da Igreja deve ser fundamentada na pessoa de Deus e na dependência do que esse Deus crê.

Qual é a tua Visão? Qual é a tua resposta?

Nenhum comentário: