"Os filósofos são pessoas que falam sobre coisas que eles mesmos não entendem, e nos fazem pensar que a culpa é nossa".S. Lewis Johnson
Existem inúmeras filosofias por aí, e a maioria delas nos deixa mais confusos que esclarecidos. É interessante notar que as que são claras e fáceis de ser entendidas terminam sempre focalizando o indivíduo. Algumas delas:
Os gregos diziam: "Seja sábio; conheça a si mesmo!"
Os romanos diziam: "Seja forte; discipline-se!"
Os religiosos dizem: "Seja bom; assuma tal padrão de vida!"
Os epicureus dizem: "De vazão aos sentimentos; aproveite a vida."
Os educadores dizem: "Seja versátil; expanda sua mente."
Os psicólogos dizem: "Seja confiante; afirme-se!"
O materialismo diz: "Satisfaça-se; agrade a si mesmo."
O orgulho diz: "Seja superior; promova-se!"
O asceticismo diz: "Seja humilde; reprima-se."
Os humanistas dizem: "Seja capaz; acredite em si mesmo!"
O legalismo diz: "Seja religioso; imponha a si mesmo algumas restrições."
Os filantropos dizem: "Seja generoso; libere a si mesmo!"
Tudo isso pode ser visto, ouvido dentro daquilo que chamamos "igreja" hoje.
Nós mesmos, os cristãos protestantes somos os que mais atacam a instituição que tanto defendemos.
Semeando contenda e discordia com nossa língua.
Questionando a espiritualidade dos líderes (você já percebeu que de acordo com os crentes que não oram e leêm a Bíblia, não se disciplinam e exercitam a piedade, os pastores são os que menos conhecem e ouvem a Deus, os que estão na maioria das vezes errado e fora da direção de Deus??? Seria engraçado isso se não fosse tão trágico!).
Não sendo hospitaleiros, recebendo os que são de fora.
Comparando com a parábola do bom samaritano, somos todos sacerdotes e levitas.
E ainda, temos a "cara-de-pau" de nos dizermos cristãos e ainda por cima contender com questões doutrinárias de outras igrejas. Lembrando que, não se envolver com eles por não concordar com tais questões não é promover a unidade da Igreja. Jesus disse (orou) pra que sejamos um, e não pra que concordássemos em tudo. Mas a unidade da Igreja está expressa em sua missão e não na sua doutrina.
Com essa nuvem tão grande de egolatria que paira sobre nossas vidas, sobre nossas igrejas fica difícil enxergar a verdade do Evangelho.
“A obra da Igreja transpõe a interpretação que fazemos da necessidade do mundo perdido. Vemos com olhos de homens. Apenas conhecendo Deus mais de perto vamos entender a que obra devemos nos dedicar.” Herastus, século XV.
A igreja não será a Igreja enquanto não perceber que existe para aqueles que ainda não são parte dela”. Danilo Garcia, 2º semestre de 2006.
Enquanto olharmos pra nós mesmos, usando a igreja para nos satisfazer, o avivamento que tanto desejamos não vai acontecer.
Você! Você mesmo! A si mesmo! Estamos atolados no ego até o pescoço. Faça alguma coisa para si mesmo, ou com você mesmo. Como foram diferentes a mensagem de Jesus e o exemplo que Ele deixou! Ele não nos instrui para voltarmos os olhos para nós mesmo. Não. Ele faz um apelo bem distinto e bem necessário à nossa geração, à geração do "eu primeiro". Existe um caminho melhor. Jesus nos diz: "Seja servo; dê de si mesmo aos outros." É uma filosofia de vida que qualquer um pode entender. E não há dúvida de que é atingível também.
"Nada façais por partisdarismo, ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também o que é dos outros". (Filipenses 2.3,4)
Sabe o que isso significa? Bem, para começar, nada significa exatamente isso: "nada". Pare de permitir que suas tendências mais fortes - o egoísmo e o orgulho - controlem a sua vida. Que nada do que eles propõem ganhe a causa. Remova-os colocando em seu lugar a "humildade de espírito". Como?? Considerando os outros superiores a si mesmo. Procure oportunidade para apoiar os outros, incentivá-los, estimulá-los e edificá-los.
"Por isso esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua". Romanos 14.19.
A reação de Deus ao orgulho de Saulo foi uma lição direta - luzes faiscando do céu, uma trovejante voz celeste e a pergunta, a atordoante pergunta: Saulo, Saulo porque me persegues?
Àquela altura, Saulo estava no chão, cego pelo brilho das luzes e esmagado pelo seu encontro direto com Deus.
O ego é um assassino impiedoso dentro de nossas igrejas. E não estamos percebendo isso.
Eu digo E.G.O. - Colocando Deus de Lado - usando as letras da palavra ego no Inglês para construir a frase: Edging God Out - Colocando Deus de lado.
Paulo experimentou a oportunidade de ser derrubado do cavalo da auto-suficiência e do seu ego ambicioso e cego, e recebeu o convite de se submeter ao plano maior projetado pelo próprio Todo-Poderoso. Tratava-se de uma submissão humilde à agenda de outra pessoa, uma chamada a deixar de batalhar pelo pessoal para perseguir um chamado - trocar a auto-realização por uma missãopelo bem da humanidade, o desejo de evidenciar o próprio valor pro um humilde senso de motivação por amor.
Precisamos compreender e viver a importância de investir nossa vidas naquilo que durará depois de nós.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Lucas 12.20
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário