Passam-se as horas, os dias, os meses, os anos, e tudo vai mudando, se modificando.
Passam-se as estações do ano e tudo é aparentemente igual, no verão sempre calor e chuva, no inverno faz-se frio nos primeiros dias mas depois a temperatura vai tornando-se mais amena.
Meu amado irmão não se deixe enganar: não são as mesmas folhas que caem da arvore todos os outonos.
São os mesmos olhos que as observam cair, mas não são as mesmas folhas que caem. Houve um processo, algo aconteceu para que você as visse cair, parece ser o mesmo, parece ser a mesma folha mas não é, houve uma mudança.
Eu estive meditando sobre isso amados e o Espírito Santo fala intensamente ao meu coração a respeito das nossas origens, no que fomos ensinados, quando tudo era apenas o começo de tudo, quando o pequeno parecia grande e o grande parecia maior ainda.
Na nossa vida, como eu descrevi nos dois primeiros parágrafos, tudo parece igual, parece a mesma coisa acontecendo de novo, com alterações inofensivas e até insignificantes, mas não. Há uma grande diferença entre o hoje de hoje e o hoje de ontem.
Paulo escreveu aos irmãos de Corinto porque eles tinham começado bem, eles realmente estavam fazendo o que era certo, mas o tempo foi passando, as coisas foram se modificando, surgiram novas idéias, inovações para facilitar o dia-a-dia, um jeito mais simples de se fazer a mesma coisa, uma maneira mais simples para se obter o mesmo resultado.
Foi nesse cenário que Paulo precisou entrar em cena e reeducar o povo de Corinto, mostrar a eles os seus erros e ensiná-los a cerca da sã doutrina que um dia eles haviam aprendido e praticado.
No capítulo Um de sua primeira carta aos coríntios, Paulo diz assim :
Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por Ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo o conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado em vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
I Coríntios 1:4-9.
Paulo disse estas palavras de animo, de fortalecimento e também profética, mas a partir do verso dez Paulo começa a tratar com a igreja de Corinto, veja:
I Cor. 1:10 -17 – As divisões na Igreja
I Cor. 1: 18 – 2: 5 – Cristo, Sabedoria e Poder de Deus
I Cor. 2:6 16 - A sabedoria procedente do Espírito
I Cor. 3: - As divisões na Igreja.
I Cor. 4 - Apóstolos de Cristo
I Cor. 5 e 6: 1-11 - Imoralidade na Igreja
I Cor. 6:12 – 20 – O perigo da Imoralidade
I Cor. 7 - Acerca do Casamento
I Cor. 8 – A comida sacrificada aos Ídolos
I Cor. 9 – Os direitos de um apostolo
I Cor. 10 – Exemplos da História de Israel
I Cor. 10:14 22 - As Festas Idolatras e a Ceia do Senhor
I Cor. 10:23- 32 e 11: 1 – A liberdade do Cristão
I Cor. 11: 2 – 16 – Instruções sobre a Adoração
I Cor. 11: 17: 34 – A ceia do Senhor
I Cor. 12: 1 – 11 – Os Dons Espirituais
I Cor. 12: 12 – 31 – Diversidade na Unidade
I Cor. 13 – O amor
I Cor. 14 – Os Dons de Profecia e de Línguas
I Cor. 14: 26- 40 – Ordem no Culto
I Cor. 15: 1 – 11 – A Ressurreição de Cristo
I Cor. 15: 12 – 34 – A Ressurreição dentre os mortos
I Cor. 15: 35 -58 – O corpo da Ressurreição
I Cor. 16: 1 – 4 – A coleta do povo de Deus
I Cor. 16: 5- 18 - Pedidos pessoais
I Cor. 16: 19-24 – Saudações finais.
Paulo precisou tratar intensamente com a Igreja de Corinto porque o povo passou a observar as folhas caírem mas não perceberam que não eram as mesmas, deixaram as modificações mundanas afetarem o relacionamento deles com Deus e a obra na Igreja, sobre a nação de Corinto.
Não sei o que aconteceu com esta nação, não sei se eles se tornaram irrepreensíveis depois de todas estas coisas, mas de uma coisa eu sei, enganados eles não estavam mais.
E, hoje, graças à Deus que levantou Paulo para falar com os coríntos, hoje essa palavra chega à nós, brasileiros, americanos, espanhóis, portugueses, italianos, coreanos, japoneses, africanos, enfim. Cabe a cada um de nós viver estes ensinamentos que Deus deixou pra nós através da vida de Paulo, para sermos achados irrepreensíveis diante de Deus e perante os povos desta terra.
Minha oração é que nós nos tornemos irrepreensíveis, deixando de lado estas palavras que não combinam, que não têm sentido para a nossa vida com Deus, tais são: modernização, globalização (ecumenismo), inovação.
Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, Sua Palavra não muda e não falhará.
Como Paulo disse, também digo a você, e a nós como Igreja do Senhor sobre a Terra:
- O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.
II Cor. 11: 3.
Se Paulo disse “e quero evitar”, isso quer dizer que há como evitarmos que aconteça conosco o que aconteceu com a Igreja de Corinto.
Meu irmão (a), mais que depressa, examinai tudo, retenha o que é bom e volte às suas origens. Mas qual origem? Aquela a qual Deus viu que era muito boa.
Amor Sem Medidas é a forma gramatical e idiomática que achei para expressar o que o Pai sente por nós.
É certo de que não somos deste mundo e que temos um chamado, e que passaremos por desertos até chegar à terra prometida.Nesses momentos, sempre me lembro de Ana, e o Senhor me ensina sempre através dela de como devo proceder em momentos de impossibilidades.
Para o cristão, impossibilidade é sinal de milagre, mesmo que antes do milagre haja um deserto, sabemos que ele está lá. Foi consumado na cruz, é só um caminho a percorrer. O impossível pra nós Cristo já fez.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário