quarta-feira, 14 de novembro de 2007

13 de Novembro - A Noiva do Senhor

“Por essa razão , ajoelho-me diante do Pai”. Efésios 3.14

“Deus, nesse lugar, cheio de bagunças, coisas que até mesmo não usamos mais e nem sabemos o porquê de estarem guardadas. Me sinto assim, cheio de coisas que não servem, de coisas guardadas em mim sem um porquê, mas ainda estão aqui, Deus. O Senhor pediu e eu ainda as tenho. Mas meu coração parece não agüentar mais tanta dor, tanta vergonha, às vezes até parece que sinto aquele mal-cheiro da visão que o Senhor me deu. Sei que pelo que passei, os caminhos que escolhi durante esses anos, sou culpado pelo estado em que se encontra a tua igreja hoje, mas quero recompensar, quero consertar o que quebrei, quero reconstruir o que destruí. Eis-me aqui. Olha a tua igreja, Senhor. Quanta controvérsia, quantos homens fazendo uso do teu nome em microfones e altares para arrebatar multidões e se fartar de bens. Até quando, Senhor? Até quando coisas desconhecidas acontecerão em Teu Nome? Quem são estes que ainda precisam morrer pelo teu evangelho para que venhas fazer justiça e trazer vingança sobre a Terra. Ora Vem Senhor, julgar os povos”.
Então uma voz tão doce envolveu meu coração e me disse: Leia Jeremias 2.

A palavra do Senhor veio a mim: Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: “Eu me lembro de sua fidelidade, quando você era jovem: como noiva, me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada. Israel meu povo, era santo para o Senhor, os primeiros frutos de sua colheita todos os que o devoravam eram considerados culpados, e a desgraça os alcançava” declara o Senhor.
Ouça a palavra do Senhor, ó comunidade de Jacó. Todos os clãs da comunidade de Israel.
Assim diz o Senhor: Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor. Eles me perguntaram: “Onde está o Senhor, que nos trouxe do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e de trevas, terra pela qual ninguém vive?”
Eu trouxe vocês a uma terra fértil, para que comessem dos seus frutos e dos seus bons produtos. Entretanto vocês contaminaram a minha terra; tornaram a minha herança repugnante. Os sacerdotes não perguntavam pelo Senhor, os interpretes da lei não me conheciam e os lideres do povo se rebelaram contra mim. Os profetas profetizavam em nome de Baal, seguindo deuses inúteis.
“Por isso eu ainda faço denúncias contra vocês”, diz o Senhor. “e farei denúncias contra os seus descendentes. Atrevessem o mar até o litoral de Chipre e vejam: mandem observadores a Quedar e reparem de perto; e vejam se alguma vez aconteceu algo assim: alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis. Espantem-se diante disso ó céus! Fiquem horrorizados e abismados”, diz o Senhor.
“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram , a mim a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas, que não retêm água. Acaso Israel, meu povo, é escravo, escravo de nascimento? Por que foi então que se tornou presa de leões que rugem e urram contra ele? Arrasaram a sua terra, queimaram as suas cidades e as deixaram desabitadas. Até mesmo os homens de Mênfis e de Tafnes raparam o seu crânio. Não foi você mesmo o responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar o Senhor, o Seu Deus? Agora por que você vai ao Egito beber água do Nilo? E por que vai à Assíria beber água do Eufrates? O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos.
“Há muito tempo eu quebrei o seu jugo e despedacei as correias que a prendiam. Mas você disse: Eu não servirei! Ao contrario, em todo monte elevado’e debaixo de toda arvore verdejante, você se deitava como uma prostituta. Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim, você se tornou uma videira degenerada e selvagem? Mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniqüidade permanecerá diante de mim”, diz o Soberano Senhor.
Como você pode dizer que não se contaminou e que não correu atrás dos baalins? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados; como uma jumenta habituada ao deserto, farejando o vento em seu desejo. Quem é capaz de controlá-la quando está no cio? Os machos que a procuram não precisam se cansar, porque logo encontrarão a que está no mês do cio.
Não deixe que os seus pés se esfolem nem que a garganta fique seca. Mas você disse: Não adianta! Eu amo os deuses estrangeiros, e continuarei a ir atrás deles.
Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante, também a comunidade de Israel ficará envergonhada; seus reis e oficiais, seus sacerdotes e profetas. Pois dizem à madeira: Você é meu pai e à pedra: Você me deu à luz. Voltaram para mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: Vem salvar-nos!
E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham se puderem salva-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá!
Por que vocês fazem denúncias contra mim? Todos vocês se rebelaram contra mim, declara o Senhor. De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador. Vocês desta geração, considerem a palavra do Senhor: Tenho sido um deserto para Israel? Uma terra de grandes trevas? Por que o meu povo diz: Nós assumimos o controle! Não mais viremos a Ti?
Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim por dias sem fim. Com quanta habilidade você busca o amor! Mesmo as mulheres da pior espécie aprenderam com o seu procedimento. Nas suas roupas encontrou-se o sangue de pobres inocentes, que ano foram flagrados arrombando casas. Contudo, apesar de tudo isso, você diz: Sou inocente, ele não está irado comigo. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou.
Por que você não leva a serio a sua mudança de rumo? Você ficará decepcionada com o Egito, como ficou com a Assíria. Você também deixará aquele lugar com as mãos na cabeça, pois o Senhor rejeitou aqueles em que você confia; você não receberá a ajuda deles.


O coração de Deus totalmente indignado com a atitude da Noiva. E choro, copiosamente ao escrevê-lo. Os tempos passaram, as gerações passam, mas nenhuma delas ouve, sustenta e transmite o que o Senhor tem dito.
Você se lembra da parábola das 10 virgens? Mateus 25. 1-6. Em sua declaração, através de Jeremias, Deus se refere a nós como noiva. E até quando faremos parte do grupo das 5 insensatas? O dicionário dá como sinônimo a palavra irresponsável. E é essa a palavra que ecoa pelos templos evangélicos nesses últimos dias. Inconseqüência, irresponsabilidade, ignorância.
Qual mulher não se prepararia para seu casamento? Não quero me prender a placas, denominações; passou da hora de quebrarmos tudo isso, pois só nos afastam do propósito de Deus para sua Igreja, pois é através da unidade e do amor que o mundo reconhecerá que somos dEle. Denominações, doutrinas, nos últimos tempos têm gerado mais divisões e contendas que salvação de almas; e homens têm aberto novas portas com o nome de Jesus no endereço, mas só entregando heresia ao povo, que por sua vez, sorve dessas bolotas como se fosse um manjar de reis.
Onde está a candeia da Igreja? Sua busca por Deus? A vasilha está junto com sua candeia ou está em casa? Ela está cheia ou vazia?

Como pode um homem reclamar quando é punido por seus próprios pecados? Lamentações 3.39

A igreja sofrerá ainda muitos açoites até que perceba que existe para aqueles que ainda não são parte dela.
Em muitos lugares tem se ensinado muitas heresias. E nessa mesma proporção nos falta o zelo que Paulo tinha pela Igreja de Corinto.

Espero que vocês suportem um pouco mais da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo. O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. O que receio e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. (outra versão diz: da simplicidade do Evangelho) II Coríntios 11.1-4

O que mais me dói ao coração é saber que cada vez mais, menos pastores e líderes têm tido esse zelo com o povo de Deus.
Me atemorizo com meu chamado, oro a Deus que me leve antes de permitir que eu perca esse zelo. Em minha visão limitada, vejo que é pouco zelar com o seu aprisco, com sua igreja. E já assisti muitos pastores depredarem outros apriscos em vez de estender a mão.
Em Apocalipse 6:9-11 ao abrir do quinto selo as almas dos mártires clamaram por justiça: Até quando, Senhor? E lhes fora dito que esperassem um pouco mais até que outros morram como eles.
Minha oração é : Eis-me aqui, Senhor. Aflija meu coração em favor do teu povo, enquanto o Senhor me der forças eu quero lutar pela tua noiva e zelar por ela.
Nosso consolo é que em Oseías, Deus exemplifica claramente que não desistirá de sua amada. Apesar de nós.
É tempo de uma Nova Reforma.

Nenhum comentário: